segunda-feira, 9 de abril de 2012

Passa-tempo

 Vivemos esperando o amanhã. Ou dias melhores, como já disseram por aí. Queremos que a semana passe rápido pra chegar o fim-de-semana, mas ele passa mais depressa ainda. Férias, feriado, folga... passam em segundos! Não que trabalhar seja ruim e dias ocupados não façam bem. O ócio alimenta maus pensamentos. Todo mundo deve se sentir útil, de alguma forma e ter alguma utilidade pro mundo. Trabalhar enriquece, experiência faz crescer e a correria deixa a gente mais forte. Ou deveria deixar. Certo? Talvez. Acho que a base de tudo é o equilíbrio. Nem demais, nem de menos. Tem que trabalhar, mas tem também que se divertir. Precisa estudar, mas também precisa relaxar. Senão o cérebro não funciona e o coração congela. E o tempo continua a passar. Quando você vê, já foi.
 A verdade é que nunca estamos satisfeitos. Se não temos, queremos, se temos, queremos mais. E mais, sempre mais. Eu que o diga. Quantas vezes na infância e adolescência você já reclamou por não ter nada pra fazer? Eu já, e muitas. Quantas vezes você já disse que o trabalho do outro é bem melhor que o seu? Da mesma forma que, quanta gente por aí fazer besteira por não ter nada pra pensar? Quando estamos na situação, queremos a outra que tínhamos antes e vice-versa. É um grande ciclo sem fim. Fico me perguntando se um dia terei essa satisfação completa. Você pode amar seu trabalho e sua vida, mas ele é um trabalho, leia-se obrigação e compromisso, e às vezes a gente cansa. E cansa muito. Até do que gosta demais. A verdade é que queremos folga e o mundo não nos dá. A vida não dá trégua. Repare no relógio. Ele não para de contar. Os segundos caminham rapidamente. Mas quando queremos que ele ande rápido, o tempo não passa. Ou seja, nada é do jeito que a gente quer.
 A maior verdade é que temos que saber lidar com o tempo e com tudo que não queremos. Porque tem coisa que vai existir pra sempre em nossas vidas e não dá pra ficar se desgastando com o que não vamos mudar. Reclamando por ter demais ou por não ter nada. E digo isso pra mim, que também estou tentando aprender. Como costumam dizer "time is money", mas a vida ainda está aí - então viva! Cada coisa em seu momento.








Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário