segunda-feira, 14 de maio de 2012

It ain't over 'til it's over

 Sabe quando você acha que não vai dar conta de algo e no fim das contas tudo se resolve? Pois é. A palavra de hoje é superação. Geralmente não sabemos o quanto nem como somos capazes. Nos subestimamos. As neuras vem e os medos tomam conta. Quando você vê, já foi. Ainda mais quando se tem a prova concreta de que tudo pode dar errado e ir por água abaixo. Claro que não posso generalizar, até porque muita gente por aí pensa que pode tudo. Mas quem nunca pensou que não fosse capaz de fazer alguma coisa? Não que capacidade tenha a ver com ser melhor ou pior, apenas, naquele dia, você congela e acha (ou tem certeza) que não vai conseguir. Por "n" motivos ou um só. Pelo menos uma vez na vida a gente passa por isso. Talvez por neura, talvez por medo, talvez por uma real incapacidade momentânea, coisa de corpo e mente. Ou talvez por mera descrença em si mesmo. 
 E o que a gente faz? A gente segue em frente. Pelo menos deveria. Porque ficar parado não leva ninguém a lugar algum. Como vou saber se consigo se eu não tentar? E a tentativa nos faz mais fortes, mas espertos, mais confiantes. Posso não estar 100%, então terei que saber minhas limitações e trabalhar em cima delas. Não dá pra ser bom em tudo o tempo todo. E a gente precisa saber, quando não é capaz. Melhor que bater com a cara na parede e não ter como consertar. E só dá pra descobrir tentando. 
 Mas o melhor disso tudo é se superar, porque quando a gente se supera, o mundo fica pequeno. Não existe sensação mais satisfatória do que quando dizemos "eu consegui". Quando tudo parecia não querer dar certo, você vai lá e faz acontecer. Passa por cima de todas as dificuldades. Muda os contras. Muda o sentido de tudo. Até fazer o seu sentido. E pronto, tarefa cumprida. O alívio toma conta e você descobre que é capaz. Mais e mais. Talvez a gente não saiba o tamanho da nossa capacidade. Até conseguir. No fim das contas, se superar é algo sem limites. E a melhor surpresa que podemos ter é nos surpreendendo. Vale a pena tentar!



Todos os direitos reservados.

2 comentários:

  1. "Talvez a gente não saiba o tamanho da nossa capacidade. Até conseguir."
    Muito bom! Falou tudo =)

    ResponderExcluir