domingo, 9 de setembro de 2012

Dona Neura

 De louco, no fundo, todo mundo tem um pouco. Uns mais, outros menos. Uns por coisas que realmente importam e fazem arrancar os cabelos, outros por apenas serem neuróticos. Mas a Dona Neura sempre está presente em algum momento de nossas vidas. Por medo, preocupação, exagero, distração, falta do que pensar. Insegurança, cabeça vazia ou cheia demais, estresse, tpm, solidão, pessimismo. Por tudo e por nada. E reparem que ela nunca está presente por bons motivos. Eu não fico neurótica porque tudo deu certo e estou feliz. Lindo seria se tudo funcionasse dessa forma. Geralmente, a neura vem acompanhada de sentimentos ruins, que só fazem ela crescer mais e mais.
 A loucura é pegajosa e egoísta. Não quer ser dividida, nem leve. Ou você sai dela, ou fica mais louco. E a neura é prima da loucura, bem próxima. A linha é tênue, e quando você vê, tá tendo crises sem motivos. Medos sem razão, preocupações em excesso. Seja com a família, com os filhos, com o trabalho ou com você. E nesse mundo cíclico, temos que ter jogo de cintura pra lidar com essa roda-gigante. Uma hora você tá lá em cima, e no momento seguinte, já caiu pro último degrau. E isso nos força a aguentar tudo o tempo todo, não dá pra dar trégua pras nossas cabecinhas pensantes. Costumam dizer que cabeça vazia é oficina do diabo, mas cheia demais também é problema na certa. Cobrança atrás de cobrança é frustração garantida. Não dá pra errar, quando tem que dar. 
 E tudo gera neura. Aí a escolha é sua, se vai deixá-la pra lá ou alimentá-la. Claro que falar é fácil, quando o problema não é seu. Mas, querendo ou não, a escolha é realmente nossa, por mais que seja difícil entender, aceitar e fazer algo pra mudar. Leva bem mais que um passo adiante. É você exigindo que seu corpo e mente sigam em frente.
 E como a gente deixa ela pra lá? Também tô querendo saber. Talvez ignorando, dando menos poder pros sentimentos que só vão nos levar pro fundo do poço. Porque é fato, quanto mais neura, mais neura se tem. E os diabinhos sempre ficam querendo falar mais alto que os anjinhos. Mas quem decide o fim da história, é VOCÊ.




Todos os direitos reservados.



2 comentários: