segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

GOTCHA???

 Entendimento é algo que vem aos poucos, em doses homeopáticas. A gente pensa, faz esforço, briga, fica triste, bate o pé e abaixa a cabeça. E, dependendo da situação, ele nem vem, sem querer ser pessimista ou o que for.  Aí nós acabamos tendo que trocar o verbo por aceitar, do jeito que tiver que ser. Porque é melhor que seja assim. 
 Procurar entender as coisas é o ideal a se fazer. Tudo fica mais fácil. Quando somos pessoas compreensivas, parece que a vida fica mais leve. O dia-a-dia é menos cinza. Mas e quando não dá pra entender? Acho que, no fundo, a gente finge que entende. E aprende a conviver com aquele peso, mas sempre à mercê de um vulcão, que, a qualquer momento, pode entrar em erupção. Não dá pra parar de sentir. Não tem como desligar o coração. 
 Trocando o verbo, aceitar chega a ser algo mais palpável, quando aquele entender se torna impossível no seu ponto de vista. Além disso, é necessário. Garante, pelo menos, o bom humor. Mas entender que é bom, ah, isso leva tempo. Até uma vida inteira. 
 Enquanto isso vamos vivendo sem entender, ou entendendo pra viver. Brincando de não levar tudo à sério demais. Tentando ser mais fortes e bem humorados, pra sorrir pra vida. Engolindo alguns sapos gordos de vez em quando (mesmo quando a digestão é lenta). Porque como dizia a fantástica Clarice Lispector, "não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."






Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário