domingo, 24 de junho de 2012

Entre o prazer e a loucura

 Passar dos limites é algo muito fácil, se for parar pra pensar. Quando a gente pensa que está bom, não queremos parar, e aí que vem o problema. Para passar pro outro lado é só ir mais um pouco, atravessar essa linha que corta o prazer.  Sim, essa linha tênue que pode estragar tudo. Pra continuar sentindo prazer. Querendo mais e mais, o que não é tão difícil. Como uma droga que vicia - literalmente. 
 E é aí que vem a loucura, a falta de limites, o exagero. A pessoa não percebe que passou do ponto e quer continuar. Se machuca, se tortura e começa a machucar os outros. Nunca fica satisfeita e nada vai satisfazer. Vai até o fim da linha. Até pedir pra parar e perceber que precisa de ajuda.
 Ter auto-controle e pedir pra parar no meio do prazer é uma qualidade que poucos tem, infelizmente. O ser humano procura sentir, sempre, e quando vê, já é tarde demais. E não precisa ir muito longe pra exemplificar essa situação. Não acontece só com o drogado, literalmente falando. Mas com os viciados em comida, em trabalho, nas amizades, nos relacionamentos, e por aí vai. E até nas coisas pequenas, do dia-a-dia. Naquele momento em que você percebe que exagerou, que não precisava daquilo. E pode chegar ao ponto da loucura, onde a percepção já não fica tão clara e tudo perde o sentido. Triste, sim. Preocupante.
 Quem não quer se sentir bem? Todos queremos. E a tentação sempre estará por perto, basta ter discernimento pra encontrar o ponto máximo, onde a gente quase ultrapassa o limite. Às vezes esse discernimento não aparece e exageramos, acontece. Só não dá pra ser sempre. E com tudo. Certas coisas são tentadoras e "mortais", aí o cuidado tem que ser dobrado. Mas passar do limite um dia pra comer uma caixa inteira de chocolates, ah pode né? Só de vez em quando. Então continuemos sentindo prazer, mas com moderação - e bom senso!








Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário