domingo, 5 de agosto de 2012

Passado, presente, futuro

 O que fomos ontem é totalmente responsável pelo que somos hoje? Pensando bem, nem sempre. Todo mundo tem uma pitada de passado negro no histórico da vida. E nem tudo deve ser considerado como parte de um crescimento. Certas coisas merecem e devem ser esquecidas. Ficar apenas naquela memória bem remota, sabe? Pelo menos pra você ter certeza de que não vai repetir. Claro que nosso passado faz parte dos nossos atos de hoje, mas talvez não devêssemos por tanta "culpa" nele. Se passei por algo que não gostei, vou querer repetir, certo? E vice-versa. Mas há controvérsias. Tem coisa que a gente faz questão de não lembrar. E aliás, nem sabe porque viveu. Então não dá pra ficar preso numa ideia antiga que já não existe mais. Nem considerar tanto algo que passou.Como dizem, quem vive de passado é museu. Duvido que alguém aí pense que seu passado é perfeito e não se arrependa de nada. E não precisa nem se arrepender pra falar que não viveria tudo aquilo de novo. Basta muito menos que isso.
 Por outro lado, o que a gente menos pensa que acrescentou, fez toda a diferença. Detalhes pequenos, momentos bobos e mágicos, mas que significaram muito. Palavras, atos, sentimentos. Tudo vem pra somar, de uma forma ou de outra. Ou pelo menos pra ficar na experiência, o que não deixa de ser um acréscimo. Passado também é bagagem, querendo ou não, sendo ele legal ou não. E ele a gente não muda.
 Por esses motivos e outros, é complicado julgar um passado e responsabilizá-lo inteiramente pelo presente. Melhor pensar nesse presente que está aí te esperando e no futuro, que sempre pede mais. Até porque, o presente uma hora vira passado e o ciclo continua.






Todos os direitos reservados.

2 comentários:

  1. Essa questão do tempo (principalmente quando menciona "até porque, o presente uma hora vira passado e o ciclo continua") pra mim é muito intrigante!
    Não acho que dê pra "ignorar" o passado. Por pior que seja, apesar de clichê, usamos para não fazer de novo, o que se traduz em uma aprendizagem.
    Não mudamos o passado, mas podemos tentar um bom futuro fazer um presente melhor =)

    Parabéns pelo texto, Gabi! Como sempre, ótimo =)

    ResponderExcluir
  2. Claro, com certeza! Por isso a intriga. hehehe

    Muito obrigada!!! :o))

    ResponderExcluir