segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

O tempo do tempo

 Estranho pensar na vida como se fosse uma ampulheta. Com tempo para tudo e hora pra acabar. Como se você estivesse sendo cronometrado o tempo todo e cada passo fosse único. Ansiedade. Medo do futuro, do que não é. Parece que o tempo vai afunilando e te colocando na parede, te dando prazo pra viver. Vida com o prazo de validade, o que não é uma inverdade. Só que tem hora na vida que a vida te aperta e dói o coração. Aquelas horas em que você só queria entrar nos conformes, ser "normal" diante da sociedade e se encaixar num modelo que talvez nem exista. E o tempo vai passando, e com ele você percebe cada vez mais que não se encaixa. Que não dá pra você ser o que gostariam que você fosse, e às vezes até o que você gostaria ser. E então? 
 Citando Gandhi, a respeito dos homens: "E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer… e morrem como se nunca tivessem vivido.” Quer verdade maior? A gente se prende ao passado, pula o presente e quer adivinhar o futuro. Sendo que um deles não se muda e o outro não temos tanto controle como se pensa. O único que podemos e temos o direito de modificar é o presente, que parece ser o coadjuvante da história. A gente perde os cabelos, o estômago, a saúde, pensando e tentando mexer no que já foi ou ainda não é. Tentando ser outra pessoa pra se encaixar nos padrões de um futuro "perfeito". Tentando fazer a vida ser perfeita, diante de toda a imperfeição. Sendo que a perfeição está nos olhos de quem vê.
 Por mais que tentamos evitar, às vezes o tempo da vida vem nos apressar e causar um curto-circuito interno, só pra avacalhar o coração. Pra fazer a cabeça pensar. Mas quer saber? Tem hora que devemos deixar o acaso trabalhar. Já que é pra ser, que seja. Que o que eu sou hoje me ajude a ser o eu de amanhã. E que eu possa ser. Sem rótulos, sem o tic tac do relógio e sem tempo pra ser feliz. Por mais que viver doa. 




Todos os direitos reservados.

Um comentário:

  1. "You are young and life is long
    and there is time to kill today
    And then one day you find
    ten years have got behind you
    No one told you when to run
    you missed the starting gun" *Time/Pink Floyd
    O tempo nada mais é do que sua perspectiva sobre ele ou a forma que você o trabalha. Pode se viver uma vida inteira, sem vê lo passar ou pensar que foi tudo tão rápido. Quinze minutos numa fila de banco podem ser uma eternidade como um tarde de verão pode passar como um relâmpago. por que? A forma que você vive seu momento define como o tempo vai passar. Leia um livro na fila de banco ou converse e o tempo vai voar, nas tardes de verão isso não tem segredo...não é?
    O passado foi, o futuro não existe ainda e o presente é o que você tem agora, uma das únicas coisas que você realmente tem agora!
    Max / Bicicreteiro

    ResponderExcluir