domingo, 23 de fevereiro de 2014

Waiting on the world to change - part 2

 E aonde o mundo vai parar? Sempre me faço essa pergunta quando vejo notícias de desastres, roubos e situações do tipo. Acidentes naturais tem seus motivos, inclusive um pouco de nossa culpa, em alguns casos. Mas quando essa culpa vem diretamente de nós, ou de alguém específico que tenha cometido algum ato, parece que o risco do mundo aumenta. Parece que cada vez mais, com mais informações e "inteligências", o ser humano fica mais propenso à atitudes monstruosas, quando deveria ser o contrário. Com mais informações da vida nas mãos, deveríamos aprender e tomar atitudes mais sãs e inteligentes. Mas não, o que acontece é mais crimes bárbaros, bem pensados, mais pessoas com problemas mentais, talvez por pensar demais. E aonde vamos parar?
 O medo cresce continuamente e não temos mais a segurança de antigamente. A qualidade de vida melhora, pela tecnologia, e piora, pela mãos do ser humano. Não temos mais tranquilidade pra sair nas ruas sem olhar ao nosso redor, andar de carro com os vidros abertos, fazer uma caminhada na praça à noite, parar num sinal de trânsito. Atitudes de um cotidiano que costumava ser normal. Agora parece que estamos em outro mundo, quando podemos fazer coisas desse tipo. Abro exceções, porque é claro que existem lugares tranquilos para se viver nesse mundo tão grande, mas a grande maioria anda com medo de viver. Na verdade, de perder a vida, quando acaba perdendo do mesmo jeito.
 Acredito sim que tudo tem um motivo e que "pagamos pelos nossos pecados". O mais fraco paga o preço pelo mais forte. A gente acaba tendo que aprender junto com quem comete grandes erros, por viver num mesmo meio. Mesmo que não diretamente, mas só de estar no mesmo lugar. E o que fazer pra melhorar? De verdade, não sei. Não sei aonde esse nosso mundão, que era tão lindo, vai parar. Não sei até que ponto a cabeça e o instinto do ser humano pode chegar. E ninguém sabe. Por isso o medo generalizado reina. Por isso a gente vai perdendo vidas - dos outros e nossas - a cada instante. Falta autoconhecimento, bom senso, educação, cultura... Falta muito. E não sei se esse espaço vai ser preenchido, não querendo ser pessimista, mas realista. Se você tem fé, acho que agora é hora de usá-la. E pelo menos fazer a sua parte, mesmo que ela seja só uma parte. De parte em parte, quem sabe um dia, nosso mundo vire um mundo melhor pra se viver.





Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário